O MISANTROPO – Molière

Uma fascinação por tudo que é clássico invadiu a Europa durante o Iluminismo (1650-1800). Os antigos ideais gregos de forma, clareza e elegância inspiraram o movimento neoclássico em todas as artes, com a França a frente no campo da literatura. A influência clássica ficou mais aparente no teatro francês, que, durante o século XVII, adotou uma interpretação das convenções do teatro grego, conforme descrito na Poética de Aristóteles.
Esse teatro estilizado em verso frequentemente se transformava em tragédias, muitas vezes refletindo os temas da mitologia grega, mas havia uma crescente demanda do público pelas comédias, que foi atendida por Molière (1629-1673) e suas peças espirituosa.

Uma comédia de costumes

A maior contribuição de Molière foi “comédia de costumes”, satirizando as convenções da época com suas personagens exageradas, como Alceste, o próprio protagonista de O misantropo, cuja rejeição mal-humorada à politesse (uma gentileza superficial e fingida) é posta a prova quando ele se enamora de Célimène, uma moça da sociedade.enganado pelo flerte, ele começa a agir exatamente da maneira que despreza nos outros, porém retoma seu caráter normal quando critica a poesia sentimental de um nobre. Isso gera uma questão legal contra ele, além da perda amigos. Ele procura consolo na frívola Célimène.

Enquanto reveste de graça a misantropia de Alceste, Molière também expõe a hipocrisia dos costumes da corte do século XVII, no mesmo espírito das comédias do dramaturgo grego Aristófanes.

O sucesso das comédias de Molière, incluindo Escola de mulheres, Tartufo e O avarento, marcou o início de uma era teatral elegante e mordaz, que perdurou por todo o século XVII. O gênero chegou à Inglaterra, inspirando uma linha de trabalho que pode ser observada a partir das comédias da Restauração, passando por Oliver Goldsmith, Richard Brinsley Sheridan e Oscar Wilde.

Molière:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s