Cinema Noir

ca

O Cinema Noir é um estilo de filme que está associado a combinação de estilos e gêneros, que recebe grande influência do expressionismo alemão, do realismo francês e neo-realismo italiano. Nos Estados Unidos, foi influenciado pela literatura de ficção policial.

Sua fase clássica foi entre as décadas de 1940 e 1950, sendo que Stranger in the Third Floor(1940), é considerado o primeiro film noir.

prime

O estilo predomina elementos como heróis cínicos, tramas intrincadas, uso frequente de flashbacks,, uma visão bem pessimista do mundo e um visual caracterizado pelas imagens de alto contraste e com sombras dramáticas. Os filmes Noir apresentam variadas características, como a ambientação urbana e noturna, tramas policiais protagonizadas por detetives, jornalistas ou homens comuns, levados a cometer crimes. Noir inspirou e inspira muitos filmes. Suas influências estão tão incrustado na história do cinema que acaba passando despercebido por muitas pessoas. Filmes como Batman Begins e Blade Runner são bons exemplos de filmes que usam elementos Noir.

 

images

 

O Cinema Noir caracterizou-se também por apresentar produções de baixo orçamento com a participação de atores que não eram consagrados. Os filmes produzidos por grandes estúdios requeriam uma mensagem positiva e faziam uso de iluminação sofisticada, muito luxo e ricas elaborações nos sets de filmagem, enquanto o Cinema Noir apresentava personagens moralmente ambíguos, com dramas permeados por niilismo, desconfiança e paranóia e eram rodados em ambientes urbanos realistas.

Este estilo ficou conhecido pelo uso de ângulos de câmera não-convencionais e pelo grande peso do escuro na proporção entre escuro e claro. Possui personagens que convivem com situações criminosas que são frutos de fraquezas humanas. Além de elementos que se tornaram clichês como: corruptos, ambiente urbano, casas noturnas, uso de narração, niilismo, assassinato ou roubo e roteiro intrincado.

images (1)

Ambientação urbana, temática criminal e anti-heróis.

Nos primeiros filmes noir, predominaram as histórias policiais em que o protagonista é um detetive particular durão que narra quase tudo que acontece. Mas o “Film Noir” não é feito apenas de histórias policiais. Nele o crime é apenas um pretexto para mostrar e os lados mais baixos e cruéis do comportamento humano, e a sua degradação psicológica.

Um dos gênero que mais se influenciou do estilo Noir foi o cyberpunk (uma visão de universo underground da sociedade, pois foge dos padrões impostos na intenção de obter novos espaços para expressão. É um gênero da ficção científica notado a partir de seu foco, baixo custo de vida e alta tecnologia. As influências do cyberpunk se estenderam por outros gêneros literários, e são visíveis, por exemplo, em traços da obra de Stephen King, como no livro O Concorrente, onde o mundo é um cenário cyberpunk temporalmente próximo), com seu ponto-de-vista cínico e pessimista mostrando um futuro devastado, sendo Blade Runner e o japonês Akira os mais conhecidos filmes deste gênero.

Blade Runner

b

O Noir não está presente somente em filmes. Sua influência de uma visão de mundo mais pessimista, tons sombrios, protagonistas durões e mulheres sedutoras estende-se as mais diversas áreas, seja de modo sútil ou com claras referências ao gênero, como os jogos Mafia e Max Payne ou HQs como as comics:

Noir da Marvel

Confira alguns dos melhores Filmes Noir

Relíquia Macabra (1941)
Gênero: Mistério/Filme policial

reli

Um detetive cínico se envolve em uma perigosa missão pela busca de uma estatueta preta do século 16 de valor incalculável. Depois que seu parceiro é assassinado, o detetive enfrenta policiais furiosos, uma mulher sedutora e vilões excêntricos.

Trailer:

Pacto de Sangue (1944)
Gênero: Drama/Mistério

pac.jpg

Walter Neff, um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson, uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro, no caso, 100 mil dólares.

Trailer:

Mensageiro do Diabo (1955)
Gênero: Filme policial/Thriller

mens.jpg

Filme conta a história de um assassino de viúvas ricas que, ao sair da prisão, persegue uma família para encontrar o dinheiro que o pai, que conhecera na cadeia, havia guardado em lugar não revelado.

Trailer:

Anúncios
Categorias:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s