Era Pulp e Era de Ouro dos Quadrinhos

Entre 1896 e 1950 surgiu um tipo de revista que fez grande sucesso. As chamadas “Pulps”, possuíam esse nome por causa da baixa qualidade do papel, que era feito com polpa de celulose. Pensando nos dias de hoje, o mais próximo do pulp paper é o papel jornal.

A publicação das pulp stories começou anos após a Guerra Civil Americana. Tratavam-se de histórias rápidas e com o objetivo de entreter sem que o leitor precisasse fazer grandes reflexões.

Na época de 1926 nasceu a lendária Era do Ouro da Ficção Científica, que durou até 1946. A primeira revista desse gênero – e também a primeira da Era Pulp foi

argosy_189705

The Argosy” de 1896, criada por Frank A. Munsey (editor de revista e autor, creditado com a ideia de produzir revistas mais ascensíveis destinadas a leitores da classe trabalhadora que não podiam pagar muito – o preço era 10 centavos).

As Pulps cresceram muito. Embora seu conteúdo tratasse  de histórias de amor picantes, detetives, ficção ocidental e de guerra, as revistas produziram algumas estrelas brilhantes. Dentre eles está (caso não conheça, clique em seus nomes e seja direcionado) John Carter

 

Apenas em 1926, com a publicação do primeiro número de

a.jpg

Amazing Stories” (criada por Hugo Gernsback), que o gênero começou a crescer. A partir dela surgiram outras, como a

c.png

“Astounding Science Fiction”. E esta tem um fator curioso: foi a primeira a publicar contos de um escritor novato na época, chamado de Isaac Asimov ( na época Dr. em Bioquímica, autor do livro Eu, Robô. Anos mais tarde, publicou mais de 260 livros, sendo aproximadamente cinquenta romances, e mais de duzentos livros de divulgação científica. Seu nome passou a ser conhecido não somente por cientistas, mas também por leitores de ficção científica.).

Personagens marcantes que surgiram na Era Pulp (clique em seus nomes para saber mais)

Anos se passaram até que chegou o fim das revistas baratas com o surgimento da Era de Ouro dos Quadrinhos (1938 e meados dos anos 50) nessa época ocorreu o nascimento de um gigante chamado National Comics. Sim, eu sei que a maioria nunca ouviu falar nela. Pois esse foi  o primeiro nome da famosa e poderosa DC Comics.

A hoje conhecida por DC Comics chegou trazendo a “Detective Comics”

dt.jpg

uma revista que trouxe varias historias diferentes, sendo que cada uma possuía o seu próprio protagonista. E estes, assim como suas aventuras, eram baseadas no pulp, tendo principalmente, temas policiais e de mistério.

O personagem mais duradouro em Detective  Comics foi Batman que apareceu em maio no nº 27.

Outra que chegou para impactar com um personagem até os tempos de hoje foi a Action Comics” que trouxe consigo o surgimento do deus da Dc o Superman.

Ac

 

Por fim, essa grande era durou mais de 50 anos (1896-1950), tendo a Segunda Guerra Mundial como a culpada pelo seu declínio (que fez aumentar o preço do papel).

Nos dias atuais, um herói pulp quase sempre recebe uma homenagem de alguma das duas poderosas DC ou Marvel. Isso também acontece nas outras mídias, como no caso do filme de Quentin Tarantino, “Pulp Fiction”, lançado em 1994.

pf

 

 

Anúncios
Categorias:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s