Mercado do relacionamento

Coração

A liquidez tomou conta das relações, enfraquecendo laços, deixando as pessoas mais frias e frágeis. Como argumenta Bauman, “E assim é numa cultura consumista, como a nossa. Que favorece o produto pronto para uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exigem esforços prolongados.
” Assim, como num grande mercado, todos compram, trocam e vendem relacionamentos. Tudo isso em virtude da facilidade de desconectar. Acreditam que com suas várias experiências, tornam-se especialistas no amor. Contudo, o que alcançam é a mera “habilidade de terminar rapidamente e começar do início.”
Por isso é tão importante querer e se responsabilizar pelo sentimento e pela expectativa que criamos. Saber se colocar no lugar do outro, entender o que ele espera, deixando claro o que queremos isso se chama Responsabilidade Afetiva. Intenção! Responsabilidade afetiva é a ação que tomamos a partir da intenção que temos, é ter empatia, caráter e honestidade suficiente para expor o que realmente sentimos. É abdicar dos “joguinhos emocionais” por compreender que o que está de fato em jogo é o coração e o sonho de alguém.
Por isso, os relacionamentos mais parecem competições, onde quem demonstra menos, ganha. Note o “amor” sendo transformado em arma, numa guerra egoísta. Assim, alimentamos os nossos egos e criamos monstros que devoram nossa capacidade afetiva. Seria a “síndrome do homem de lata” às avessas, já que ele quis um coração para ser capaz de demonstrar suas emoções – enquanto nós jogamos o coração na mais pura obsolescência.

Anúncios
Categorias:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s