Ouija

O tabuleiro Ouija é um jogo com marca registrada que consistem em um tabuleiro com letras, números, palavras, e uma prancheta que é uma pequena tábua triangular apoiada em duas rodas e com uma agulha vertical. Quando as pontas dos dedos de uma pessoa encostam suavemente na prancheta, ela supostamente move-se pelo tabuleiro apontando para letras que irão formar palavras e mensagens.

tabuleiro-ouija-modelo-tradicional-ouija-D_NQ_NP_191111-MLB20477796628_112015-F

Pessoas que acreditam em paranormalidade e espiritualismo usam o tabuleiro como um aparelho de canalização e mostram-se confiantes no fato de as mensagens recebidas dos espíritos pelos usuários do tabuleiro serem verdadeiras.

Será verdade que o tabuleiro pode ser usado para contatar pessoas do outro lado?

A literatura apresenta relatos de pessoas que usaram o tabuleiro e receberam informações que posteriormente provaram estar corretas. No entanto, é provável que, na maioria dos casos, qualquer mensagem recebida através do tabuleiro Ouija seja resultante de algo conhecido como efeito ideomotor.

Ideomotor = movimento muscular imperceptível, gerado pelo subconsciente.

O tabuleiro Ouija foi inventado no início da década de 1890 por Ernest Christian Reiche, Elijah Bond e Charles Kennard.

A lenda a respeito do nome jogo é de que um de seus inventores, Charles, soubera do nome pelo próprio tabuleiro, o qual também lhe dissera que ouija era a palavra egípcia para “boa sorte”. Nada disso é verdade. A verdade é que Kennard simplesmente inventou o nome.

Algumas regras de como usá-lo são as seguintes:

  • Nunca use o tabuleiro sozinho nem em algum lugar onde acredita-se haver espíritos reunidos, isto é, cemitérios ou lugares onde ocorreram tragédias.
  • Espíritos são capazes de escapar do tabuleiro, portanto, não deixe que contem números ou recitem o alfabeto de trás para frente.
  • A única maneira de proteger-se caso um espírito maligno assuma o controle do tabuleiro é começar usar a prancheta de cabeça para baixo.
  • Se a prancheta desenhar o número repetidas vezes, significa que um espírito maligno está controlando o tabuleiro.
  • Nunca pergunte quando você irá morrer.
  • Não tente destruir o tabuleiro colocando fogo nele. Segundo relatos, o tabuleiro irá gritar, e qualquer um que escute terá menos de 36 horas de vida.
  • Trate os espíritos contatados com cortesia e respeito.
  • Nunca pergunte sobre Deus.

 

Há inúmeros exemplos na cultura pop em que Ouija é retratado como um meio de invocar espíritos demoníacos, como um portal para o reino do mal.

No assustador filme O Exorcista, a jovem Regan usa um tabuleiro para conversar com seu amigo, capitão Howdy. Posteriormente, descobrimos que o capitão é, na verdade, Pazuzu, o demônio que possui Regan. Por fim, é necessário realizar um terrível exorcismo.

Na série de terror Witchboard, adolescentes usam um tabuleiro para invocar um demônio que finge ser o fantasma de um garoto. O caos se instaura.

Em um episódio da quarta temporada da série da HBO, Os Sopranos, duas crianças usam um tabuleiro na tentativa de contatar a mãe falecida, com resultados inesperados e assustadores.

Isso, em essência, nada mais é do que a indústria de entretenimento.

Sendo verdade ou não as histórias que rondam Ouija, os tabuleiros continuam sendo vendidos e grupos de adolescentes curiosos, jovens bêbados e pessoas ligadas à espiritualidade sentam-se com o tabuleiro no colo, encostam as pontas os dedos na prancheta e pedem conselhos aos espíritos a respeito de amor, dinheiro e futuro.

Anúncios
Categorias:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s